Ácido Nítrico
Ácido Nítrico
Química Inorgânica Experimental ll
Rio de Janeiro,
12 de Agosto de 2013
Introdução Teórica
O ácido nítrico é um composto químico representado pela fórmula HNO3. Também conhecido como ácido azótico ou água-forte. É um líquido viscoso, inodoro e incolor, muito volátil, forte oxidante, corrosivo, imiscível em água. É o segundo ácido mais fabricado e mais consumido na indústria, perdendo apenas para o ácido sulfúrico.
Frequentemente, distintas impurezas o colorem de amarelo-acastanhado. A temperatura ambiente libera fumaças (fumos) vermelhas ou amareladas. O ácido nítrico concentrado tinge a pele humana de amarelo ao contato, devido a uma reação com a cisteína presente na queratina da pele.
O ácido nítrico é considerado um ácido forte, sendo também bastante corrosivo. Sendo um ácido típico, o ácido nítrico reage com os metais alcalinos, óxidos básicos e carbonatos, formando sais, como o nitrato de amônio. Devido à sua natureza oxidante, o ácido nítrico geralmente não doa prótons (isto é, ele não libera hidrogênio) na reação com metais e o sal resultante normalmente está no mais alto estado de oxidação. Por essa razão, pode-se esperar forte corrosão, que deve ser evitada pelo uso apropriado de metais ou ligas resistentes à corrosão.
Ácido nítrico tem uma constante de dissociação ácida (pKa) de -1.4: em solução aquosa, ele ioniza quase completamente (93%, a 0,1 mol/L) em íons nitrato (NO3-) e prótons hidratados, conhecidos como íons hidrônios (H3O+).
HNO3 + H2O → H3O+ + NO3-
Quando ebulido em presença de luz, mesmo a temperatura ambiente, há uma decomposição parcial com a formação de dióxido de nitrogênio seguindo a reação:
4 HNO3 → 2 H2O + 4 NO2 + O2 (72°C)
Suas reações com compostos como os cianetos, carbetos, e pós-metálicos podem ser explosivas.
Fortemente oxidante é incompatível com a maioria dos produtos orgânicos.