Ácido nítrico
Utilização:
O ácido nítrico é usado como matéria prima na fabricação de fertilizantes nitrogenados (nitrato de sódio é o mais comum)
. Grandes quantidades são reagidas com amônia para formar nitrato de amônio (NH4NO3). Ele também pode ser usado na fabricação de pólvora através do nitrato de potássio, corantes, ésteres orgânicos, fibras sintéticas, seda artificial, nitroglicerina, ácido benzóico, nylon, etc.
Fórmula estrutural:
O átomo de nitrogênio tem hibridização sp3, isto significa que ele faz uma ligação dativa e três ligações covalentes, a dativa é feita com um dos oxigênios, duas covalentes se juntam ao outro e uma covalente se junta ao OH. É estabilizado por ressonância ( duas fórmulas diferentes). Molécula polar, pois o oxigênio é extremamente eletronegativo.
Propriedades físicas: O ácido nítrico é um líquido incolor em baixa concentração e amarelado em alta concentração, com odor característico sufocante, cáustico e corrosivo. Quando está em uma densidade de 1,5129 (100% massa) seu ponto de fusão é a -42°C e seu ponto de ebulição é a 86°C (157ºF). O ácido nítrico é completamente solúvel em água e é geralmente utilizado como solução aquosa, numa concentração de 69,2% forma um azeótropo com água que ferve a 121,8°C. A razão pela qual uma faixa de pontos de ebulição é citada na literatura é que o ácido nítrico decompõe-se com aquecimento. O dióxido de nitrogênio liberado na queima dá ao ácido uma cor amarelada ou até vermelha se em grande concentração.
Propriedades químicas: O ácido nítrico é classificado como um ácido forte (pKa baixo = -1,34) e monoprótico (libera apenas um íon H+). Sua fórmula molecular é HNO3, possui um alto grau de ionização, volátil a 25°C, calor de formação(delta H) a 25°C de –32,2 kcal/mol (g), energia livre de formação é de –17,57 kcal/mol (g), sua constante de equilíbrio 22, calor específico a 0°C é 1,7601 J/gK e a 20°C é 1,7481 J/gK.
Entropia: Líquido a 16°C: 37,19 cal/g.mol Gás a 25°C: