imunologia
1. Introdução
Você sabe que os microrganismos patogênicos são capazes de provocar doenças, quando existe uma oportunidade certa, porem, nosso corpo responde a ação desses microrganismos, defendendo-o. A principal função do sistema imunológico é, portanto, prevenir ou limitar infecções causadas por microrganismos como bactérias, vírus, parasitas. Nosso sistema imunológico pode responder de maneira exacerbada frente a um grão de pólen ou ácaro, e a isso chamamos de alergia ou hipersensibilidade. Nosso organismo também pode ter uma resposta imunológica inadequada frente a estruturas próprias como, por exemplo, na artrite. A esse último podemos dizer que são casos de doenças auto-imunes.
Além de eliminar microrganismos, possui também a capacidade de supervisionar o funcionamento do nosso corpo, como observado no processo inflamatório agudo e no reconhecimento de células tumorais, participando na manutenção do equilíbrio geral do nosso organismo – Homeostasia.
Portanto, de um modo geral nosso sistema imune tem a função de defender o nosso organismo eliminando patógenos e reparando os tecidos, mas ele pode ser responsável pelo desenvolvimento de reações de hipersensibilidades ou doenças autoimunes.
Os mecanismos de defesa do hospedeiro, isto é, a via que o organismo utiliza para se proteger pode ser dividida, didaticamente, em três linhas de defesa: primeira linha de defesa, segunda linha de defesa e terceira linha de defesa.
As duas primeiras linhas de defesa são conhecidas como imunidade natural ou inata e são meios pelo qual nosso corpo tenta destruir todos os tipos de substâncias estranhas, inclusive os patógenos. Essas duas linhas agem logo após a entrada do patógeno no nosso corpo. Algumas das características dessas linhas são:
ocorre rapidamente,
esta pré-formada, isto é, já existe no nosso organismo,
não aumenta de intensidade em episódios subseqüente da infecção,
tem