Imunologia
Citometria de fluxo é uma técnica utilizada para contar e analisar partículas microscópicas, tais como as células e os cromossomos, suspendendo eles em um fluxo de fluido para que eles passe por um aparelho de detecção eletrônica .
Para que serve ?
A Citometria permite análise de vários parâmetros simultaneamente , serve para realizar uma varredura minuciosa e desvendar qualquer característica físico-química de uma simples célula, também é possível contar e separar células em suspensão .
Qual importância da técnica para a imunologia ?
Principais aplicações da Citometria de Fluxo:
A citometria é um exame sem especificidade técnica, pode ser usado em todo tipo de organismo celular, por isso o uso da citometria é bem amplo, podendo ser usado em Hematologia, Imunologia, Cancerologia, Ciclo Celular, Embriologia, Farmacologia e ainda esta sendo utilizado em algumas pesquisas Oceanográficas e em estudos Cromossômicos.
HEMATOLOGIA = Se beneficia totalmente da Citometria, por estudar diretamente as células. Na Hematologia não existem limites para os exames citométricos, são usados métodos em todos os campos desde a detecção de tipos e formas celulares até suas respectivas sintomáticas e tratamentos.
IMUNOLOGIA = Analisa especificamente células consideradas DEFENSIVAS como um todo, possibilidade de analisar até mesmo as condições em que as células de defesa são melhores aproveitadas pelo organismo.
CANCEROLOGIA = Usado na detecção direta da patologia, possibilitando melhor visualização e maiores detalhes. Tem sido uma ferramenta essencial nas pesquisas mais avançadas sobre tratamentos e cura do Cancer.
As outras áreas se beneficiam com o fato da Citometria detalhar como nenhum outro exame a morfologia de qualquer tipo de