circuitos eletricos
SLC0636 – Laboratório de Eletricidade e Magnetismo I
São Carlos, Maio de 2012
Prática 3 – Circuitos de Corrente Contínua
Prática 3 – Circuitos de Corrente Contínua
SLC0636 – Laboratório de Eletricidade e Magnetismo I
Este relatório é entregue como requisito para execução das atividades laboratoriais da disciplina SLC0636 – Laboratório de Eletricidade e Magnetismo I, ministrada pelo Prof.º Dr.º Fernando F. Paiva.
São Carlos, Maio de 2012
Sumário
Objetivos
Este relatório versa sobre a teoria envolvendo circuitos de corrente contínua, com objetivo de se abordar os conceitos necessários ao desenvolvimento das Leis de Kirchhoff.
O experimento decorrente deste laboratório visa fornecer ao aluno o conhecimento sobre circuitos resistivos simples e fontes de tensão contínua.
Introdução
Em eletricidade pode-se definir um circuito elétrico como uma ligação entre elementos elétricos de modo a formarem um caminho fechado para que a corrente elétrica possa percorrer.
Um circuito deve ser formado obrigatoriamente por nós e ramos, que devem formar uma malha e ser capaz de fornecer um caminho para o trânsito de elétrons. Um caminho é uma sequência de elementos no qual nenhum elemento é incluso mais de uma vez. Um nó é um ponto no qual estão ligados um ou mais elementos, e o caminho que liga dois nós é denominado ramo. Uma malha é um caminho no qual o último nó coincide com o primeiro.
Dentre os elementos elétricos que podem formar um circuito elétrico, os mais simples e usuais são resistores, capacitores, indutores, fontes de tensão e de corrente, diodos e interruptores. De acordo com os elementos utilizados, podemos dividir o estudo dos circuitos elétricos em alguns