Roteiro V
Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência
Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia
Aula Prática V
Prof. Rodrigo Padilha Vieira
AULA PRÁTICA V: Máquinas de corrente contínua
Objetivos:
_ Levantamento da curva de magnetização de uma máquina CC.
_ Obtenção das características de carga de geradores CC com excitação independente.
_ Levantamento das Características de Carga dos Geradores de Corrente Contínua com
Excitação Independente e Shunt.
Parte experimental:
Exercício 1.
Esta experiência tem como objetivo o levantamento da característica a vazio da MCC, através da obtenção da curva de saturação ascendente e descendente. Para tal, utiliza-se de uma máquina de corrente contínua com excitação independente funcionando como gerador à vazio, acionado por uma máquina síncrona (como máquina primária), de forma a manter a velocidade constante no acionamento.
A característica a vazio é obtida através da relação da tensão terminal a vazio em função da corrente de excitação, ou seja:
Eo = f (IEXC)
Se a máquina opera a vazio, obviamente não existe corrente circulando no circuito da armadura, o que implica a não existência de queda de tensão por qualquer motivo (devido a impedância ou reação da armadura, da máquina). Logo, a tensão nos terminais é a própria FEM induzida.
Como a velocidade n é constante, tem-se Eo proporcional ao fluxo (φ), assim, comprova-se que a característica à vazio nada mais é do que a curva de saturação da máquina. Devido ao magnetismo residual, a tensão inicial, mesmo com IEXC = 0, apresenta um pequeno valor, denominado de tensão remanescente. Grandezas envolvidas:
Eo
- Tensão nos terminais do gerador;
IEXC
- Corrente de excitação; nN - Velocidade nominal; n' - Velocidade atual do sistema.
Preparação
a) Montar o grupo MI - MCC funcionando como gerador à vazio, acionado por uma máquina de indução. b) Ligue o grupo MI – MCC, com a MCC na configuração de excitação independente (mas sem ligar a