Estudo da geometria
Tema
GEOMETRIA
O ESTUDO DA GEOMETRIA
Paula Marcia Barbosa
Resumo
Baseado nas preocupações com o ensino de Geometria para alunos cegos e de visão subnormal, o trabalho mostra a importância deste estudo e indica uma metodologia para auxiliar o processo de aprendizagem destes alunos.
ABSTRACT
Based on the concerns about teaching Geometry to blind and low-vision students, the paper shows the importance of such study and proposes a methodology to help with their learning process.
INTRODUÇÃO
A Matemática sempre foi vista pelos alunos como sendo a disciplina mais difícil do currículo escolar; para alguns, chega a tornar-se um entrave na vida acadêmica.
Como mudar este pensamento dos alunos e, até mesmo, dos professores?
Prioritariamente, fiz um levantamento do ensino da Geometria em nossos dias, da pré-escola até a 4ª série do ensino fundamental e pude verificar que os conteúdos de Geometria sempre são trabalhados no último bimestre do ano letivo. Existindo uma acumulação de matérias a serem dadas, os professores abandonam o ensino desta parte da Matemática, abrindo com isso uma grande lacuna no aprendizado do aluno, trazendo-lhe conseqüentemente grandes dificuldades posteriores.
Esta omissão se deve ao fato de muitos professores sentirem-se inseguros, porque, às vezes, falta-lhes o preparo necessário e o desejo de tentar uma mudança para enfrentar um novo desafio: a reciclagem da sua postura didático-pedagógica.
Se para alunos videntes a falta de um ensino sistemático da Geometria constitui-se uma perda significativa, muito mais para a criança cega e de visão reduzida.
Esses alunos necessitam vivenciar todo o universo que os cerca, pois que as formas e imagens rodeiam permanentemente o homem e, esse aluno, mais do que outro qualquer, deve ter a oportunidade de integrar-se ao “mundo” dos objetos, a fim de capacitar-se para fazer associações, transferências, adquirindo mecanismos interpretativos e formadores de conceitos e imagens