Tipos de água
Não sofre nenhuma modificação no conteúdo. Ela é retirada da fonte, desinfetada e engarrafada para consumo. Pode haver alterações no sabor ou odor, dependendo de sua fonte, o que não significa que a água esteja suja. O importante é que a fonte seja pura, isenta de resíduos químicos.
ÁGUA SUBTERRÂNEA
Estas águas resultam da acumulação em camadas de rochas impermeáveis, geralmente após percorrer grandes extensões. É um agente químico e físico das rochas.
Trazem em razão disto, quase sempre muitas substâncias dissolvidas como sais minerais, matérias orgânicas, substâncias em suspensão, gases, etc. Por via de regra são águas de bom aspecto (límpidas e transparentes). Quando atravessa terrenos calcários, pode apresentar-se dura (bicarbonato de cálcio). Algumas vezes apresentam grandes quantidades de sais dissolvidos (ferro, manganês, zinco, etc.) que tornam impróprias para o abastecimento e também para o uso industrial.
ÁGUAS SUPERFICIAIS
São águas dos rios e dos lagos, e também aquelas provenientes de minas, da chuva ou do degelo, que percorrem uma grande extensão de superfície antes de chegar ao mar, lago ou rio. Estas águas são geralmente de baixa dureza. Normalmente, se enriquecem de sais solúveis e trazem detritos e materiais em suspensão. Certos lagos são enriquecidos com águas superficiais carregadas de sais dissolvidos.
ÁGUA SALGADA
Não consumível, pois possui uma substancia chamado cloreto se sódio (sal) em grande quantidade.A água do mar de todo o mundo tem uma salinidade próxima de 35 (3,5% em massa, se considermos apenas os sais dissolvido, mas a salinidade não tem unidades),1o que significa que, para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos, a maior parte é cloreto de sódio