TIPOS DE AGUA
THAIS KARLA BORBA DE FRANÇA
TIPOS DE ÁGUA
Introdução:
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera). Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.
Tipos de água
1. Potável:
Entende-se por água potável (do latim potus, bebida, potabilis, bebível e potare, beber) a água bebível no sentido em que pode ser bebida por pessoas e animais sem causar doenças. O termo se aplica à água que foi tratada para consumo humano segundo padrões de qualidade determinado pelas autoridades locais e internacionais. O fornecimento de água potável é um problema que tem deixado o homem preocupado desde a antiguidade. Na Grécia antiga eram construídos aquedutos e tubulações de pressão para assegurar o abastecimento de água. Em algumas localidades são construídas cisternas para este mesmo fim. Na União Européia a norma 98/83EU estabelece valores máximos e mínimos que a água deve conter de minerais, germes patogênicos e alguns íons como cloretos, nitratos, nitritos, amônia, cálcio,magnésio, fosfato, arsênico, etc. O pH da água deve