trabalho pan
Os Jogos Pan-Americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos que conta com esportes do Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. São realizados de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos.
A primeira edição do Pan aconteceu em 1951, em Buenos Aires, Argentina. A origem do Pan está relacionada aos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1932. Inspirados pela realização, seis anos antes, dos primeiros Jogos Centro-Americanos, representantes de países latino-americanos no Comitê Olímpico Internacional (COI) propuseram a criação de uma competição que reunisse todos os países das Américas, com o objetivo de fortalecer o esporte na região. A idéia deu origem ao primeiro Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado em Buenos Aires, em 1940. A princípio, o Congresso definiu que os Jogos inaugurais seriam disputados em 1942, na própria capital argentina, mas os planos tiveram de ser adiados devido à Segunda Guerra Mundial.
Após o fim do conflito, um segundo Congresso Esportivo Pan-Americano, em Londres, durante as Olimpíadas de 1948, confirmou Buenos Aires como sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, marcados, enfim, para 1951. A competição foi aberta no dia 25 de fevereiro e reuniu 2.513 atletas de 21 países, com 18 modalidades em disputa. Ao longo de mais de 50 anos, os Jogos Pan-Americanos jamais deixaram de ser disputados e passaram por cidades de todos os cantos do continente. No Brasil, os jogos foram realizados em 1963, em São Paulo.
- 2 :Primeira Edição do Pan-Americano e Países participantes
Mapa dos países participantes dos Jogos Pan-Americanos
Após a Olimpíada de 1932, inspirados pela realização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, alguns membros latino-americanos do Comitê Olímpico Internacional propuseram uma espécie de "competição regional" entre as Américas, com o intuito de desenvolver o esporte na região. A ideia acabou por concretizar o I Congresso Esportivo Pan-Americano, no ano de