Estudar Direito
Contudo, sobre as seitas esta transformação e a introdução do castigo tiveram também a contribuição das centenas de associações secretas entre as raças mais bárbaras e nos países civilizadas oprimidos pela tirania.
O autor nos lembra antes de tudo que a paixão que mais contribuiu para a repressão ao crime foi a da vingança. E que a promiscuidade do amor desapareceu graças ao incesto, introduzido pelo desejo de contrair alianças nobres, graça à poliandra e a poligamia resultante da escassez ou da abundância de mulheres.
Verificamos que o conquistas, quando, os chefes mais poderosos quiseram conservar o que conseguiam arrebatar, sem partilhar com os companheiros mais fracos, de forma que a repressão ao roubo, como ao adultério limitou-se por muito tempo às propriedades dos chefes.
A prostituição que precedeu as uniões legítimas e, sobretudo a prostituição sagrada encontra-se em épocas mais recentes. O duelo que foi o primeiro passo em direção ao castigo, à vingança legal e a guerra, persistiu até nossos dias reduzindo a formas menos sanguíneas, às vezes a nada mais do que uma convenção ridícula.
A complacência do público na ordenação mesmo, de um alienado culpado de ato de selvageria etc, é resto do antigo sentimento de vingança, é a fonte da maioria dos delitos por que persiste, em proporção muito maior no delinquente nato. A origem da justiça pode servir para explicar a desigualdade com que ala é distribuída a povos diferentes e pior ainda, a classes diferentes.
Os germes da loucura moral e da delinquência encontram-se