Estudante
Conceito de Material Magnético: Um material magnético é capaz de gerar um campo magnético normal. Há três elementos químicos, todos os metais, dotados desta propriedade: ferro, cobalto e níquel. Normalmente não se percebe o magnetismo destes materiais, pois suas partículas magnéticas estão desordenadamente distribuídas e as ações de seus pólos magnéticos elementares se cancelam. Mas há casos em que estas partículas se arranjam naturalmente de forma que seus pólos Norte e Sul fiquem alinhados, gerando um forte campo magnético que é a soma dos campos magnéticos das partículas elementares: são os imãs naturais. Mas os imãs também podem ser fabricados industrialmente através da aplicação de um campo magnético forte sobre um material magnético, forçando as partículas naturais a assumirem a mesma orientação do campo aplicado, formando um imã. As superfícies magnéticas dos meios de armazenamento de massa (fitas e discos magnéticos) são constituídas por uma película plástica que contém grande quantidade de pequenas partículas de material magnético dispostas desordenadamente, de tal forma que não se percebe seu magnetismo. A gravação de informações se faz "magnetizando" pontos desta superfície, ou seja: aplicando sobre ela um campo magnético que alinha as partículas magnéticas da superfície, fazendo com que seus campos elementares se somem e criando uma pequena área onde o magnetismo pode ser detectado.
Magnetismos: Existem diferentes tipos de magnetismo na natureza. Estes magnetismos são classificados de acordo com a intensidade e a diferença de seus efeitos. Essas classificações são: Paramagnetismo, Diamagnetismo e Ferromagnetismo.
Ferromagnestismo: São os metais capazes de sofrerem o ordenamento magnético, isto é capaz de se magnetizar, apresentando polos como em um imã. O ferromagnetismo é o ordenamento magnético de todos os momentos magnéticos de