Medicamentos Termolábeis
Físico-Química aplicada à Farmácia
Medicamentos Termolábeis e suas Variáveis Termodinâmicas
Aluno: Alisson Andrade Gomes de Oliveira
Matrícula: 0337299
Prof.: Haroldo C. B. Paula
Introdução:
A Indústria Farmacêutica traz, hoje, uma grande variedade de medicamentos inovadores e que possuem as mais distintas propriedades físico-químicas possíveis. Alguns deles são muito presentes no cotidiano das pessoas e, na maioria das vezes, não possuem recomendações especiais para armazenamento além de se ter que mantê-los em local adequado, longe de luminosidade e fora do alcance de crianças. No geral, eles são facilmente armazenados em locais comuns das residências dos usuários. Há medicamentos, porém, que necessitam de cuidados especiais quanto ao modo de armazenamento por possuírem propriedades físico-químicas diferenciadas. Um exemplo claro desse tipo de medicamento são os medicamentos termolábeis.
Trata-se de uma classe de medicamentos que são sensíveis a altas temperaturas. Isso se dá por eles possuírem propriedades físico-químicas que conferem a eles tal sensibilidade. Além disso, muitos deles, como vacinas, por exemplo, tem como fator determinante para essa sensibilidade a sua composição biológica e bioquímica. Como exemplo desses medicamentos, temos alguns antirretrovirais, vacinas, soros e outros.
Vale ressaltar que o fato de essa classe de medicamentos ser sempre mantida em temperatura igual ou inferior a 25°C, confere a ela propriedades termodinâmicas características.
Desenvolvimento:
Medicamentos Termolábeis e suas Variáveis Termodinâmicas:
Primeiramente, entende-se por termodinâmica a ciência que estuda as transformações de energia em suas múltiplas formas. Suas variáveis são:
Calor (q)
Trabalho (W)
Variação de Entalpia (∆H)
Temperatura (T)
Considera-se a seguinte situação:
Alguns medicamentos termolábeis são distribuídos em postos de saúde para a