PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS
Definir normas a serem aplicadas para estocagem adequada de medicamentos.
RESPONSABILIDADE:
Farmacêutico responsável: Coordenar e controlar a estocagem de medicamentos de forma a garantir a qualidade do mesmo.
PROCEDIMENTO:
MEDICAMENTOS, ALIMENTOS E PERFUMARIA:
Os medicamentos são armazenados em local com temperatura até 30º C e umidade de 40 a 70% em prateleiras ou armários.
A temperatura e umidade são controladas por termohigrômetro e anotadas diariamente em Planilha de Controle de Temperatura (Anexo I - POP-002)
Nunca são estocados medicamentos diretamente no chão, sempre em cima de “pallets”. São utilizadas sempre as prateleiras ou as caixas de plástico herméticas. Os medicamentos possuem informações completas, como, nome comercial, princípio ativo, dosagem, nº. do lote, data de fabricação, data de validade.
MEDICAMENTOS TERMOLÁBEIS:
Os medicamentos termolábeis, são armazenados na geladeira entre 2C a 8C para garantir sua estabilidade. As temperaturas são monitoradas e anotadas diariamente, conforme descrito no Procedimento Operacional (POP-002) e registrada na Planilha de Controle de Temperatura da Geladeira (Anexo II – POP-002), através do termohigrômetro, considerando a temperatura atual, máxima e mínima.
Não expor os medicamentos termolábeis, a qualquer tipo de luz e não permitir o congelamento desses produtos, pois perdem suas atividades farmacológicas.
OBSERVAÇÃO:
O armazenamento de medicamentos na geladeira está dividida entre medicamentos industrializados e fórmulas magistrais. As prateleiras destinadas para cada tipo de medicamento está devidamente identificada.
ORGANIZAÇÃO:
É aplicado o FIFO (first-in, first-out; o primeiro que entra é o primeiro que sai), dispensando sempre primeiro, o lote mais antigo do medicamento, antes de dispensar o mais novo.
MEDICAMENTOS VENCIDOS E AVARIADOS:
Medicamentos violados ou suspeitos de qualquer contaminação devem ser retirados dos estoques comercializáveis, identificados e segregados em