Manual de gerenciamento
É atribuição do farmacêutico no âmbito de armazenagem, distribuição e transportes garantir que o produto mantenha todas as suas características, assegurando qualidade e eficácia. O profissional deverá assegurar que as atividades operacionais estejam dentro das normas de qualidade através de procedimentos escritos e com registros de sua execução. Os medicamentos somente são eficazes se houver garantia de que, desde sua fabricação até a sua dispensação, sejam armazenados, transportados e manuseados em condições adequadas. Desta forma estarão preservadas a sua qualidade, eficácia e segurança.
As diretrizes de Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição aplicam-se a todas as atividades relacionadas à distribuição e armazenamento de produtos farmacêuticos nos almoxarifados da Prefeitura Municipal de São Paulo, visando à proteção da saúde da população.
Para melhor entendimento deste Procedimento são adotadas as seguintes definições:
Armazenamento: Conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem as atividades de recebimento, estocagem e guarda, conservação, segurança e controle de estoque.
Estocagem e guarda: estocar consiste em ordenar adequadamente os produtos em áreas apropriadas, de acordo com suas características e condições de conservação exigidas
(termolábeis, psicofármacos, etc).
Quente: qualquer temperatura entre 30 e 40ºC.
Temperatura e Umidade
A área de armazenamento de medicamentos deve permanecer na temperatura entre 15 e 30ºC para estocagem de produtos cujo acondicionamento primário não os protege da umidade. A umidade deve ser mantida entre 40 e 70%.
Os medicamentos devem receber um tratamento especial. A exposição dos medicamentos a temperaturas elevadas, por períodos de tempo prolongados, faz com que os medicamentos sofram alterações em suas