Manual de Boas Práticas Farmácia Alto Custo
Janete Costa de Sousa Sacon
Thomaz Santos
Técnico de Farmácia
Setembro/2013
1) IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
RAZÃO SOCIAL: Hospital de Transplantes Brigadeiro
NOME FANTASIA: Hospital de Transplantes Brigadeiro
ENDEREÇO: Av. Brigadeiro Luis Antônio, 1050
TELEFONE: 3172-0851
RESPONSÁVEL TÉCNICO / CRF: Samanta Oliveira - CRF 123687
CNPJ: 61.755.236/0001-12
2) OBJETIVO DA FARMÁCIA AMBULATORIAL
Na Farmácia ambulatorial o fornecimento é realizado sem o título de remuneração, sendo estes medicamentos dispensados para pacientes que passam por consulta no próprio hospital. Sendo somente a Vacina Onco BCG distribuída para pacientes internos e pacientes da rede particular.
3) FARMÁCIA AMBULATORIAL
Composta por uma recepção, onde é realizada a triagem dos documentos necessários para a dispensação de medicamentos, e pela farmácia ambulatorial onde estão armazenados os medicamentos e realizada a dispensação destes. O sistema padronizado da instituição é o Tasy onde é feito todo o cadastro do paciente, o medicamento a ser dispensado assim como sua posologia e quantidade. O atendimento deve ser realizado de maneira humanizada, prestando assistência farmacêutica a todo momento, sanando dúvidas e enfatizando o modo de armazenamento e administração do medicamento a ser retirado pelo paciente.
Para o atendimento e dispensação do medicamento é necessário alguns documentos: cartão do hospital e receita do hospital dentro da data de validade (um ano para medicamentos específicos; 30 dias para antirretrovirais e 90 dias para medicamentos de guia terapêutico); exceto Vacina Onco BCG que é dispensado para pacientes com receita de qualquer instituição de saúde juntamente com o cartão do SUS.
A equipe ambulatorial é formada por uma Farmacêutica e quatro auxiliares de farmácia.
O horário de funcionamento é das 8:00 às 18:00 de segunda à sexta.
4) INFRAESTRUTURA FÍSICA
A