Estruturalismo X Gerativismo
Curso de graduação em Fonoaudiologia CCS
Módulo II Introdução ao estudo da Fonoaudiologia
Disciplina: Linguística
Profa: Ana Luzia
Sobre o Estruturalismo temos como principais características: O Estruturalismo se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição de um todo, defendendo, "O todo organizacional é maior do que a simples soma das partes".
Alcance dos grupos informais e as relações de tais grupos dentro e fora da organização.
A interação da organização e do seu meio ambiente.
Organização formal e informal e suas interrelações.
Qualquer alteração em uma das partes implica na alteração de outra parte ou da relação entre elas.
Sobre o Gerativismo temos como principais características: Se baseia no fato de que a linguagem é um produto de uma faculdade própria de um órgão interno, que é a mente ou cérebro.
A linguagem é denominada de gramática que determina uma infinidade de expressões lingüísticas. Em outras palavras, a língua, que é inata ao homem,e portanto, interna, “geraria” as expressões da linguagem. Daí o termo “gramática gerativa”.
O contexto do surgimento do Gerativismo linguístico,“revolução cognitiva” que teve grande influência em sua constituição e seu reconhecimento científico, pois ofereceu uma importante mudança de perspectiva: passouse a estudar os mecanismos internos relacionados ao pensamento e à ação, e não mais os comportamentos e seus produtos, ou seja, a língua começa a ser entendida como uma propriedade interna em vez de um produto social, externo. Na perspectiva cognitiva, o comportamento social não é o objeto de pesquisa, ele passa a ser um dado que pode fornecer evidências sobre os mecanismos internos da mente.