O principe de Maquiavel
Disciplina: Filosofia e Ética
Docente: Aline Aguiar
Discentes: Flavia Souza, Larissa Lima.
RESUMO DO LIVRO “O PRÌNCIPE” DE MAQUIAVEL
Feira de Santana
2014
Flavia Souza, Larissa Lima.
Trabalho monográfico desenvolvido pelas alunas do semestre 2014. 2 da UNIRB – Faculdade Regional da Bahia e apresentado à Prof.ª Aline Aguiar como atividade avaliativa da disciplina Filosofia e Ética.
Feira de Santana
2014
Biografia
Nicolau Maquiavel nasceu em 03 de Maio de 1469 em Florença na Itália e morreu em 21 de Junho de 1527 com 58 anos de idade. Recebeu educação formal, foi nomeado para diversas missões diplomáticas e exerceu muitos cargos dentro da política, o que lhe deu base para seu pensamento filosófico. Foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É conhecido como o fundador do pensamento e da ciência política moderna, por ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são. Recentes estudos comprovam que o autor e seus pensamentos muitas vezes foram mal interpretados, como o fato de atribuir-lhe o termo “maquiavélico” injustamente em função das ideias defendidas no livro “O Príncipe”. O termo “maquiavélico” passou a ser usado para aquelas pessoas que praticam atos desleais, que obtém vantagens manipulando pessoas.
Maquiavel viveu a juventude sob a política da República Florentina durante o governo de Lourenço de Médici e entrou para política aos 29 anos de idade, no cargo de secretário da segunda Chancelaria. Logo, observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante quatorze anos, foi afastado e então escreveu suas principais obras, como: O Príncipe, A Arte da Guerra e Discursos sobre a primeira