O Príncipe de Maquiavel
FICHAMENTO DO LIVRO O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL
Disciplina: Ciências Políticas
Docente: Césio Paiao
Discente: Maikon Rodrigo Soares RA: 9911172951
Rondonópolis – MT, 01 de outubro de 2014
O Príncipe de Maquiavel.
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, na Itália em 3 de maio de 1469, e morreu em 22 de junho de 1527. Serviu a corte de César Bórgia, até os Médicis derrubarem a República, em 1512, quando Maquiavel foi deposto e exilado. Em 1519, anistiado, voltou a Florença, onde exerceu funções político-militares. Em 1527 foi reinstaurada a república e Maquiavel é excluído da política. Sua doutrina, imortalizada neste O Príncipe demonstra uma maneira cética de encarar o ser humano; sua concepção de poder pregava a prática acima da ética, pois tudo é válido contanto que o objetivo seja manter-se no poder.
O PRÍNCIPE
Nicolau Maquiavel ao magnífico Lorenzo de Médici.
Maquiavel dá inicio a sua obra mencionando sua intenção de dedicar a Juliano de Médici (1479-1516) e filho de Lourenço (1449-1492), e duque de Nemours. (P. 45)
Segundo Maquiavel todos os estados, todos os governos são repúblicas ou principados. Os principados ou são hereditários ou novos. Os novos ou são totalmente novos (recém-criados) ou anexados a um Estado por herança. Esses anexos ou estão acostumados à sujeição do príncipe que o anexa ou são livres e são adquiridos com tropas de outros ou próprias. (P. 49)
Maquiavel decidiu não falar sobre a república e se concentrará inteiramente nos principados. Manter e governar um principado hereditário são fáceis, pois o povo já é afeiçoado à família, bastando somente ao novo príncipe seguir a linha de atuação da família. (P. 50)
Contudo, as dificuldades estão no principado novo.
Os homens mudam de senhor por vontade própria, acreditando que assim melhoram de vida; e esta crença os faz tomas das armas contra aquele.
São teus