Ensaio não destrutivo
Disciplina:
Laboratório de Controle da Qualidade-LCQP6
Discente:
São Paulo – SP
2º Semestre de 2014
RELATORIO DE ENSAIO POR LÍQUIDO PENETRANTE
O objetivo do ensaio por líquido penetrante é detectar descontinuidades no corpo de prova não visíveis a olho nu, faz parte dos ensaios não destrutivos devido não inutilizar o corpo de prova após a experimentação. É considerado por especialistas um excelente método de verificação de aberturas e porosidade em diversos tipos de materiais, entre eles metálicos, vidro, cerâmica entre outros. Este ensaio baseia-se no fenômeno da capilaridade, que consiste no poder de penetração de líquidos com altíssima fluidez e baixíssima viscosidade.
Descrição do processo
Executou-se primeiramente a limpeza da superfície com removedor (querosene). Este procedimento foi realizado a fim de eliminar sujidades e impurezas que poderiam comprometer a eficácia da experiência. Em seguida foi aplicado o líquido penetrante em spray aerossol, dois tipos foram utilizados especificamente, primeiro o líquido penetrante de coloração vermelha que e em outra parte do corpo de prova o líquido penetrante sensível a luz ultravioleta, após um período de 5 minutos foi iniciada a etapa seguinte. Foi removido o excesso de líquido da peça como preparação para aplicação do revelador, também utilizado em aerossol e tem a finalidade de absorver o líquido penetrante das lacunas e descontinuidades da peça.
CONCLUSÃO
A análise visual revelou uma infinidade de micro poros além de algumas rachaduras provavelmente provenientes de alterações bruscas de temperatura, foi observado que existiam partes que superficialmente aparentavam não serem graves, mas analisando a enorme quantidade de líquido penetrante absorvido pelo revelador ficou evidenciado que os defeitos possuíam profundidade considerável comprometendo assim a