Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental
O mundo está em constante processo de mudança, exigindo das pessoas atuações dinâmicas, habilidades e competências para que continuem incluídas neste processo de ampla competitividade, e que somente o conhecimento e a prática adequada são a ponte para um desenvolvimento promissor.
O processo ensino-aprendizagem desenvolve-se com o objetivo de construir o saber tornando o aluno um cidadão consciente, com capacidade de atuar na diminuição do estado de pobreza, das diferenças sociais e na obtenção da justiça social.
O educador não deve ficar "preso" às quatro paredes da sala de aula. A dinâmica do trabalho exige que se estimulem os alunos a querer um ensino mais baseado em projetos que encaminhem o processo educativo à interdisciplinaridade, à multidisciplinaridade e à transdisciplinaridade.
Importante também é desenvolver o gosto pela leitura e pela pesquisa, outro caminho a ser seguido nas Instituições escolares brasileiras em todos os níveis de ensino. É necessário que os estudantes participem de aulas mais pedagógicas, divertidas, prazerosas, com métodos e técnicas diversificados, que eles tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, com práticas pedagógicas criativas, coerentes e educativas.
Antunes (2007, p.14) afirma sobre a importância do "aprender a viver juntos, a viver com os outros".
Outro modo de se potencializar o ensino está na formação e capacitação de professor. Deve ser trabalhado dentro de uma nova didática, pois a clientela estudantil do mundo contemporâneo encontra-se em elevado grau de desenvolvimento tecnológico, passíveis de serem constantes questionadores.
Assim, se percebe que pensar sobre a formação de professores é conceber que o professor nunca está acabado e que os estudos teóricos e as pesquisas são fundamentais, no sentido de que é por intermédio desses instrumentos que os professores terão condições de analisar