Trabalho A1 De Estrutura E Funcionamento Do Ensino Fundamental 22784
2304 palavras
10 páginas
Polo EAD de MangaratibaDisciplina: Estrutura da Educação
Professora : Tânia Gama
Alunos: Vilma Dutra Borges Matrícula: 2008030099 Sérgio Alexandre Pastana Matrícula:
Resumo (Elementos para uma análise crítico-compreensiva das políticas educacionais: aspectos sociopolíticos e históricos do livro Libâneo)
Do Instrucional : Página 24 questão nº 1
Resumo:
Com a globalização dos mercados, a produção flexível, o desemprego estrutural, também chamado de desemprego tecnológico, a necessidade de elevação da qualificação dos trabalhadores, a centralidade do conhecimento e a educação, teriam como elemento desencadeador as transformações técnico-científicas. A ciência e a técnica estariam, portanto, assumindo o papel de força produtiva em lugar dos trabalhadores, já que o consumo cada vez mais intenso, faria crescer a produção e conseqüentemente a diminuição do trabalho humano.
As transformações técnico-científicas, que resultam dos interesses econômicos conflitantes que se manifestam no Estado e no mercado, pólos complementares do jogo capitalista, refletem a diversidade e os contrastes da sociedade e em decorrência , o empreendimento do capital em controlar e explorar as capacidades materiais e humanas de produção da riqueza, para sua autovalorização.
Todavia, percebe-se que todos os termos utilizados para definir a realidade atual apontam para o fato de estar em curso uma radical revolução da técnica e das ciências e que estas são responsáveis por amplas modificações de produção dos serviços e das relações sociais.
Para compreendermos mais concretamente as transformações técnico-científicas, é preciso considerarmos os aspectos ou pilares fundamentais da revolução tecnológica ou terceira revolução industrial . Tal revolução está assentada em uma tríade revolucionária : a microeletrônica( computador- o maior avanço do século), a microbiologia( grandes avanços e perigos para a vida humana e do planeta) e a energia termonuclear