Estrutura da Notícia
Juliane Cavalcante
Yanne Costa
Gabriella Farias
● Conhecimento e notícia
→ O conhecimento em geral privilegia o que as coisas são.
→ Conhecimento e a informação tomam uma amplitude difícil de imaginar, e a notícia torna-se um bem de consumo essencial.
→ As informações começam a ser passadas para as pessoas através de decretos, proclamações, sermões das igrejas. → Junto com as mercadorias chegam as técnicas e informações.
→ Avvisi: cartas de notícias escritas a mão.
Primeiro meio de comunicar a notícia.
→ Com o passar do tempo surgem os primeiros jornais.
→ Revolução industrial termina, e contribui para os jornais com três fatores: 1. Surge um efetivo mercado para os jornais, já que o número de trabalhadores aprendiam a ler, gente dos escritórios, operadores de máquinas cresciam sem parar.
2. As máquinas e a organização da produção do capitalismo chegavam aos jornais. Com isso o empreendimento jornalístico tornava-se empresarial, o custo do exemplar baixou.
3. A publicidade passava a custear a maior parte da despesa editorial. Pois o pública queria ser informado sobre oferta de bens de consumo.
→ A notícia é a matéria-prima principal.
● Sensacionalismo e imparcialidade
→ uso e efeito de assuntos sensacionais, capazes de causar impacto, de chocar a opinião pública, sem que haja qualquer preocupação com a veracidade
→ GATEKEEPING: é um conceito jornalístico para edição. Gate keeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.
→ Com o passar do tempo esse procedimento muda, e a informatização impôs a escolha de profissionais aptos a desempenhar várias funções – apurar, redigir, corrigir, diagrama.
● Gramática da notícia
A notícia consiste num texto informativo curto, que relata fatos verdadeiros, de forma objetiva e impessoal, um acontecimento real, atual e de interesse geral.
Uma notícia bem estruturada deve ser constituída por três blocos:
1. Título
Tem por objetivo