RESPOSTA DA ATPS DE PSICOLOGIA REFERENTE A CRIANÇA E ADOLESCENTE
O trabalho produzido aborda o Direito a infância, como minoria social crianças e adolescentes e a influência em nossa sociedade e a Diversidade sexual em nossa conjuntura atual, e como os movimentos LGBT foram tomando outras formas ao decorrer dos anos. Tem como objetivo somar a nota do bimestre promover a integração do grupo, e nos preparar como Assistentes Sociais, onde teremos muitos desafios em relação a esse tema.
O trabalho produzido trata das lutas e conquistas de direitos do LGBT, a questão da saúde, adoção, casamento e a homofobia sofrida por esse grupo. Todas as lutas e conquistas são decorrentes dos movimentos que vem ocorrendo ao longo dos anos, em varias regiões do Brasil.
São reivindicações por politicas públicas, contra a violência, o direito à adoção, também a despatologização, no qual não se deve tratar a homossexualidade como uma patogia, são muitos os aspectos desses movimentos, onde observamos que nossa sociedade tem passado por uma metamorfose e sendo necessário que o profissional da área da saúde esteja preparado para as novas demandas existentes.
A minoria social, o direito da criança e do adolescente também é um desafio em nossa profissão, onde vivemos uma conjuntura atual de competitividade e nossas crianças estão perdendo esse direito tão precioso, portanto também é necessário que o profissional esteja preparado para essa abordagem.
Para realização do mesmo, assistimos ao vídeo sobre direito à infância, houve compartilhamento das ideias entre o grupo, também lemos o texto sobre diversidade sexual, e buscamos fazer leituras dos temas abordados isentos de juízo de valor, o trabalho também contribui para a integração do grupo.
1- Por que crianças e adolescentes podem ser considerados uma minoria social?
A criança e o adolescente podem ser considerados uma minoria social pois a sociedade muitas vezes não permite que a criança seja criança. Muitas vezes as responsabilidades vêm muito cedo e a obrigatoriedade de ser um dos