Estrutura da notícia
Aspectos Éticos e Metodológicos
José Roberto Goldim
O objetivo deste material é identificar os aspectos éticos e metodológicos envolvidos na elaboração ou avaliação de um projeto de pesquisa em saúde. O texto apresenta a estrutura básica de um projeto com as respectivas chamadas para as normas e diretrizes vigentes, especialmente, a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Todo projeto de pesquisa deve conter os seguintes elementos: * Identificação * Título * Autores * Locais de Origem e Realização * Introdução * Objetivos * Método * Cronograma * Orçamento * Referências Vale relembrar que um projeto de pesquisa não necessita ter um grande volume de páginas. A concisão na apresentação das idéias já é uma boa evidência de um planejamento adequado. O projeto não precisa ter uma capa ou folha de rosto, pode ser escrito como um texto único e sequancial, obviamente destacando os títulos e sub-títulos dos diferentes itens apresentados. O importante é que seja uma proposta clara e coerente.
Identificação
O projeto sempre inicia com um bloco de informações de identificação, composto pelo Título, Autores e Locais de Origem e de Realização.
Título
O Título deve ser claro, conciso e abrangente, permitindo uma compreensão inicial da sua finalidade. É a primeira forma de contato do leitor com o projeto, devendo ser considerado como um elemento importante na sua elaboração. Ao final da redação do projeto deve ser verificada a coerência entre o Título e os Objetivos.
Autores
Todos os participantes que preencherem os critérios de autoria devem ser citados no projeto. Este é um procedimento eticamente adequado, baseado na fidelidade que deve existir entre os membros do grupo que realiza pesquisas em conjunto. Deve haver a clara indicação de quem é o pesquisador responsável pelo