Profilaxias nas academias
A aplicação da musculação pode estar direcionada aos aspectos profiláticos, terapêuticos, recreativos, estéticos ou voltada para a preparação física desportiva em geral. Para se usufruir dos benefícios desta variedade de aplicações, é preciso ser orientado de forma correta, de acordo com os objetivos que se almejam. Somente um profissional de Educação Física, com formação específica na área, poderá prescrever um programa de musculação adequado e eficiente para cada caso.
A musculação como profilaxia
A musculação representa uma importante medida profilática em relação às lesões músculo-articulares, sendo capaz de reduzir e até evitar lesões.
A sua utilização com fins profiláticos deve ser encarada como um meio de grande importância para o prolongamento da qualidade e da vida atlética de todos os indivíduos.
A musculação como terapia
A aplicação terapêutica da musculação abrange o trabalho de força muscular específico de articulações submetidas à intervenções cirúrgicas, além de fortalecimento também durante períodos de imobilização articular, através de contrações isométricas.
Auxilia também na recuperação de atrofias musculares em geral e na correção de desvios posturais
A musculação recreativa
Representa uma forma de lazer através do trabalho com pesos. Possibilita a socialização através do contato com outras pessoas, em ambientes sem muitas formalidades e, portanto, de fácil descontração.
A musculação estética
Representa um meio para a melhoria da aparência física. Pode-se mudar a composição corporal e a forma do corpo através da redução dos níveis de gordura corporal juntamente com um trabalho de aumento da massa muscular magra.
A musculação como meio de preparação física
A preparação física, assim como a tática, técnica, psicologia, representa um dos componentes do treinamento. A musculação é usada como meio de desenvolvimento das capacidades físicas, como força, resistência, potência, dentre