ESTRESSE NO TRABALHO E SUA ADMINISTRA O
O estresse é qualquer força que aplicada sobre um sistema, leva à sua deformação ou destruição. Os sinais iniciais de estresses costumam aparecer em atividade do dia – dia, como: O que dava satisfação começa a irritar. O que era visto como conquista transforma – se em derrota. O pior é que muitas dessas mudanças não são notadas, a causa para o estresse é desconhecida, justamente porque a pessoa está estressada e não tem condições de julgar os problemas com equilíbrio, o que faz confundir diversas coisas.
O estresse está relacionado a carga de transtornos que a organização provoca nas pessoas, geralmente aplicado ás pressões que as pessoas recebem do ambiente. O sintoma do estresse pode ocorrer de forma positiva ou negativa ocasionando diferentes reações nas pessoas.
O estresse positivo é causado por situações estimulantes. O estresse negativo é causado pelas frustrações e problemas diários. Ambos têm reações fisiológicas parecidas. FATORES POTENCIAIS DO ESTRESSE
Os sintomas apresentados na sequencia da fase positiva do estresse para a fase negativa, pode – se destacar a existência de três fontes potenciais de estresse (Fatores Ambientais, Fatores Organizacionais e Fatores Individuais) .
Fatores Ambientais:
Causam incertezas no âmbito econômico, político e tecnológico. Como por exemplo: Quando a economia do país passa por momentos turbulentos a insegurança surge como sentimento inevitável.
Fatores Organizacionais:
São fatores das exigências diárias do trabalho, relacionadas ás tarefas, nos papéis, nas relações interpessoais e também na cultura organizacionais. Tenho como exemplo alguns estilos de liderança muito rígidos que provocam medo, tensão, revolta.
Fatores Individuais:
São fatores oriundos de problemas familiares, econômicos e da personalidade de casa individuo, posso citar como exemplo problemas conjugais, de relacionamentos familiares.
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
PERCEPÇÃO
A percepção é uma das variáveis