Técnicas de administração de tempo para o secretário executivo
Um facilitador para a profissão
Nos dias de hoje é muito fácil escutar alguém dizendo que não conseguiu terminar aquele trabalho por falta de tempo, ou que não pode sair para se divertir por não ter um tempo livre. Muitas pessoas têm a nítida impressão de que o tempo está passando rápido demais e não estão conseguindo absorver todas as informações importantes de suas vidas.
A administração do tempo passou a ser olhada com outros olhos pelas empresas e a busca por meios de aprimoramento e ferramentas passou a ser um grande diferencial no processo estratégico das organizações. Falar em administração de tempo sem falar do profissional de secretariado executivo é uma tarefa árdua, pois este profissional passou a possuir ao longo de sua trajetória técnicas, ferramentas e meios que podem implementar na vida da empresa e também de seus chefes.
O dia a dia de um executivo é recheado de agendas, viagens, reuniões, contratos, acordos e se o executivo não souber gerenciar seu tempo, muito pouco ele fará e provavelmente perderá muitos parceiros. O profissional de secretariado executivo entra justamente ai, onde com um conhecimento de gestor e assessor ele consegue agregar na vida de seu executivo facilidades para a otimização do uso do tempo.
Não dá mais para se tentar envolver apenas o Executivo/Gerente na solução do problema administração do tempo; sua secretária, seus subordinados, seus superiores, são elementos fundamentais para, em conjunto, resolver o problema. (JUNQUEIRA, 1992, p.5)
Para Kroehnert, citado em Mendes (2008, p.5), dá o conceito de que a administração de tempo é a forma de se controlar eficazmente eventos de grande importância e atingir metas em um determinado tempo.
Para Mendes (2008), quem administra o tempo corretamente, aumenta sua produtividade, fator de grande importância para o êxito e destaque no mundo corporativo. Outro ponto positivo é que quem administra seu tempo consegue