Psicologia organizacional
A Psicologia Organizacional analisa os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, atuando sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas.
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores ou até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Ao longo do texto a seguir, conceituarei motivação, estresse, liderança, poder, conflito, cultura organizacional, clima organizacional e juntamente a influência que cada um destes termos tem nas organizações.
Motivação:
Motivação é: causa, razão, fim, é um impulso que vem de dentro, isto é, que tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa, é uma força que direciona a pessoa para alguma coisa, ou seja, um objetivo. A motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano, assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológico instintivo e psicológicas-emoções.
Nas Organizações a Motivação é muito importante, pois é através dela que os funcionários trabalham felizes, se sentem importantes. Se não houver a Motivação a produtividade não será boa e quando se há Motivação a produtividade aumenta levando a Organização a um grande sucesso.
A Motivação precisa ser encarada como forma de valorizar o funcionário, que deve se sentir parte integrante da empresa e não simplesmente um seguidor de regras.
A Motivação surge do interior das pessoas, ninguém pode motivar ninguém o que se pode tentar de alguma forma, baseados em técnicas e sensibilidades adequadas, despertar a Motivação de dentro das pessoas.
E para motivar pessoas, a primeira idéia que nos vem à mente é a de melhores salários, melhores salários também ajudam a motivar, mas nem sempre esse é o fator primordial, o que satisfaz e motiva os funcionários é o reconhecimento e recompensa quando se faz um bom trabalho; ter confiança dos chefes e colegas na