Estratégias globais de entrada no mercado.
SOCIEDADE EDUCATIVA E CULTURAL AMÉLIA LTDA – SECAL
ELISANGELA ADRIANA RIBEIRO DAS CHAGAS
FABRÍCIO SCHAFRANSKI
GIZELI TLUMASKI
JOSÉ LEANDRO OLIVEIRA
KARINE ARNAUD
GESTÃO INTERNACIONAL:
Estratégias Globais de Entrada no Mercado.
PONTA GROSSA
2013
GESTÃO INTERNACIONAL:
Estratégias Globais de Entrada no Mercado.
Trabalho avaliativo apresentado como critério de avaliação 3° ano do curso de Administração de Empresas na Disciplina de Gestão Internacional, da Faculdade Secal.
Professor: José Renato Olszewski
PONTA GROSSA
2013
PRINCÍPIOS DE MARKETING GLOBAL
CAPITÚLO 10
Estratégias Globais de Entrada no Mercado: Licenciamento, Joint Ventures e Controle Acionário.
1. Quais são as ferramentas ou estratégias opcionais para expandir-se internacionalmente? Quais as principais vantagens e desvantagens de cada estratégia? As empresas podem escolher dentre muitas opções a melhor estratégia para participar do mercado mundial, tendo todas elas as sua vantagens e desvantagens. - Exportação: • Vantagens – a exportação pode ajudar a empresa a conseguir volume e economias de escala. A exportação é uma das melhores formas de uma empresa alavancar seu crescimento. • Desvantagens – problemas com desempenho da empresa comercial; margem de lucro reduzida, pois muitas vezes o preço para a exportação é menor que o praticado no mercado interno; relação distante com o cliente final; inibição de ação exportadora do fabricante, pois as decisões sempre serão dele.
- Licenciamento: • Vantagem – oferece a oportunidade de compartilhar riscos e combinar os pontos fortes da cadeia de valor. • Desvantagens - quando o exportador licencia sua capacitação tecnológica, o licenciador pode rapidamente assimilar a tecnologia e utilizar para penetrar em outros mercados e virar concorrente; pode ser menos lucrativos que os