Estrategia internacional
ESTRATÉGIA
Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão que buscam orientar o comportamento de uma organização. (ANSOFF E MCDONNEL, 1993)
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Estratégia Internacional é aquela por meio da qual a empresa vende seus produtos ou serviços fora da esfera de seu mercado local. Um dos principais motivos para implantação de uma estratégia internacional é o potencial que os mercados internacionais têm em gerar novas oportunidades.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES INTERNACIONAIS
À medida que as empresas entram em mercados internacionais, elas desenvolvem relacionamentos com fornecedores, clientes e sócios, e então aprendem com essas parcerias.
Incentivos ao Uso de uma Estratégia Internacional
Uma das razões principais para implementar uma estratégia internacional é que os mercados internacionais produzem novas oportunidades potenciais. Outro motivo tradicional para que as empresas se tornem multinacionais é garantir os recursos necessários. Fornecedores-chave de matérias-primas – especialmente minerais e energia – são importantes em algumas indústrias ( bauxita, borracha, petróleo...) Outros procuram garantir acesso a fatores de produção de baixo custo. As indústrias de vestuário, produtos eletrônicos, relógios, e muitas outras deslocaram partes de suas operações a localizações estrangeiras em busca de custos mais baixos. Há, ainda, o fato de ampliar o ciclo de vida do produto-CVP. Razões emergentes estão focadas na combinação entre Internet e telecomunicações móveis, o que facilita as transações globais. Do mesmo modo, há uma pressão crescente por integração global, à medida que a procura por commodities ultrapassa fronteiras, havendo ainda uma pressão crescente a favor da responsabilidade do país local.
Quando essas estratégias são bem sucedidas, as empresas contam com quatro benefícios básicos:
Ampliação do tamanho do mercado
Maiores retornos de capital investido
Economia de escala e