Estrategia Internacional
As empresas chinesas estão fortalecendo seus “músculos” financeiros por conta dos altos níveis de reservas estrangeiras, partindo de um superávit comercial de $ 600 bilhões para adentrarem diferentes mercados mediante investimentos estrangeiros obtidos (FDI) com aquisições e outras formas de penetração.
Apesar de seu mercado subdesenvolvido e do ambiente institucional, a China se aproveita do tamanho deste mercado fazendo uso de seus investimentos diretos (FDI). Muitas empresas optam pelos investimentos diretos em vez de pelos indiretos porque podem desfrutar com eles de uma maior proteção para ativos investidos. As empresas locais estão se tornando cada vez mais competitivas e fortalecendo sua capacidade. Com o ingresso de empresas estrangeiras na China e de empresas chinesas em outros mercados estrangeiros, oportunidades e ameaças envolvendo as referidas empresas em competição no mercado global. Pode-se examinar as oportunidades que se apresentam para as empresas em busca de desenvolvimento e exploração de competências essenciais por meio da diversificação em mercados globais. Apesar de as delimitações nacionais, diferenças culturais e distâncias geográficas se apresentarem como obstáculos À entrada em muitos mercados, negócios são atraídos ao cenário internacional graças a oportunidades significativas. Uma empresa que planeja opera de forma global deve formular uma estratégia bem-sucedida para tirar vantagem dessas oportunidades globais.
À medida que as empresas entram nos mercados internacionais, elas desenvolvem relacionamentos com fornecedores, clientes e sócios, e então aprendem com essas parcerias. A importância da estratégia internacional como fonte de competitividade estratégica e de retornos acima da media. É preciso selecionar sua estratégia e escolher um modo de entrada nos mercados internacionais. Seu ingresso poderá ser realizado por meio de exportação de operações de base local, licenciamento de alguns de seus produtos