Estratégia
8.1 Introdução
Uma estratégia internacional refere-se à venda de produtos em mercados fora do mercado doméstico de uma empresa. A tecnologia e a globalização dos negócios criaram um novo cenário competitivo para o século XXI. Em suma, elas interagiram para criar uma revolução contínua. Em especial, o desenvolvimento e utilização de nova tecnologia facilitam a crescente globalização. Dois tipos de tecnologia – a Internet e as comunicações sem fio – têm profundos efeitos sobre a maneira pela qual os negócios são realizados mundialmente.
A Internet agora permite uma rápida e eficiente comunicação e coordenação de unidades e operações em base global. Ela também facilita relações business-to-business (B2B) – por exemplo, entre fornecedores e clientes – e aumenta a velocidade com que as inovações são difundidas internacionalmente.
O século XXI pode se deparar com uma focalização menor numa região do mundo em particular e dar mais ênfase a mercados verdadeiramente globais. Evidentemente, a arena internacional apresenta tanto oportunidades como ameaças para empresas que procuram competitividade em mercados globais.
Oportunidades e resultados da estratégia internacional:
Identifique Explore Recursos Use a Competência Resultados da
Oportunidades e Capacidades Essencial Competitividade
Internacionais (estratégias (modos de Estratégica Internacionais) entrada)
[pic]
À medida que as empresas entram em mercados internacionais, elas desenvolvem relacionamentos com fornecedores, clientes e sócios, e então aprendem com essas parcerias.
8.2 O incentivo para perseguir uma estratégia internacional
Uma das razões principais para implementar uma estratégia internacional ( em vez de uma estratégia focalizada no mercado doméstico) é que os mercados internacionais produzem novas oportunidades