Ph de algumas substancias
O molho de pimenta é muito usado durante o dia a dia. O pH que encontramos nessa substancia variou entre 3.0 e 4.0. Essa variância se dá porque no molho de pimenta existe uma quantidade de ácido acético (vinagre) .
Açúcar - pH :7.0
Açúcar é o nome que a gente dá para a glicose, um dos posíveis dímeros do monômero (monosacarídeo, para os experts em carboidratos) C6H12O6. São três esses monômeros: glicose, galactose e frutose, sendo que o açúcar de mesa comum é o dímero glicose+frutose. Dos seis oxigênios de cada monômero, um deles está retido no anel do monosacarídeo, numa ligação que os químicos orgânicos reconhecem como um grupo éter; os outros cinco oxigênios fazem parte de grupos hidroxilas, ou R-OH, o que fazem deles álcoois similares ao etanol, por exemplo, ou CH3CH2-OH. Os álcoois são ácidos fracos, devido ao equilíbrio
R-OH + H2O = H3O(+) + R-O(-)
e, portanto, as soluções dos açúcares, sejam quais forem, serão ácidas. Encontramos o pH como 7 (neutro) mas, por ser uma substancia solida, diluímos o açúcar em água. A água (H2O) é ionizada nos íons hidrogênio (H+) e hidroxila (OH-). Quando estes íons estão em proporções iguais, o pH é neutro 7,0. E por este motivo obteve-se pH 7 na substancia coletada.
Adoçante - pH: 4.0
O adoçante - assim como o açúcar - possui uma quantidade de ácido acético, e isso faz com que o pH dele seja ácido, e diferente do açúcar, o adoçante não precisou ser diluído em água.
Iogurte - pH: 4.0
Durante a preparação do iogurte, as duas bactérias ( Streptococcus thermophillus e Lactobacillus bulgaricus) fermentam a lactose conforme o modelo seguinte:
Lactose + enzimas → glucose + galactose + enzimas → ácido láctico + energia.
Ao final da preparação encontra-se um pH relativo ao encontrado a nossa experiência 4.0. A sua acidez deve-se principalmente ao ácido láctico, assim como a outros ácidos orgânicos produzidos em pequenas quantidades por bactérias lácticas (ácido cítrico,