pH da água
Patrícia Carneiro Evangelista e Marlucia dos Santos Sales - Bolsista de Química do PIBID/UFRR-2012- Maria Meides da S. Lucena Leitão- Supervisora PIBID da Escola Estadual Ana Libória marameides@bol.com.br RESUMO:
O objetivo da aula prática foi fazer com que os alunos do 2º ano do ensino médio da escola Ana Libória, pudessem identificar o que é uma substância ácida e básica. Para o desenvolvimento dessa aula prática realizou-se uma aula demonstrativa para apresentar aos alunos as aplicações e conceitos de ácidos e base em seu cotidiano, onde identificariam também os valores de pH de algumas substâncias do dia-a-dia através de pesquisa no celular dos próprios alunos. A prática foi ministrada em 06 turmas do 2º ano do ensino médio, do turno matutino, onde em cada turma foi escolhido dois alunos para desenvolver a prática. Constatou-se que através da prática realizada com os alunos, ficou mais fácil o aprendizado dos mesmos sobre a identificação de algumas substâncias ácidas e básicas.
Palavras - chaves: Ácidos e Base, Pesquisa, Celular
INTRODUÇÃO
pH" é um termo que expressa a intensidade da condição ácida ou básica de um determinado meio. É definido como o cologarítmo decimal da concentração efetiva ou atividade dos íons hidrogênio. Somente em meios muito diluídos como, em soluções com força iônica menor que 0,1 pode ser presumida a equivalência entre concentração efetiva e a concentração molar. A determinação do pH é uma das mais comuns e importantes no contexto da química da água. No campo do abastecimento de água o pH intervém na coagulação química, controle da corrosão, abrandamento e desinfecção. O padrão de potabilidade em vigor no Brasil preconiza uma faixa de pH entre 6,5 e 8,5. No âmbito do tratamento de água residuárias por processos químicos ou biológicos o pH deve ser mantido em faixas adequadas ao desenvolvimento das reações químicas ou bioquímicas do