desconstruindo londres
Nesta aula assistimos dois documentários que retratava, respectivamente, a origem, formação,construção de duas cidades, as quais são umas das mais importantes do globo, Londres e Paris, capital do Reino Unido e da França.
Os documentários no passam a idéia de que o processo de construção de ambas cidades foram similares, ambas se desenvolveram a sofrer com os mesmos problemas: falta de água potável, trânsito, violência, desastres ambientais etc.
Londres
Londres surgiu de uma obscura colonização céltica, que em 43 DC foi conquistada pelos romanos, os quais construíram a primeira ponte em cima do Rio
Thames. Logo este lugar chamado pelos romanos de Londinium se transformou no principal centro comercial da província Britânica Superior. Em 61 DC, um grupo de rebeldes britânicos liderados pela Rainha Boudicca destruíram a colônia, que foi logo reconstruída e no século II os romanos adicionaram um muro protetor ao redor de seu perímetro. Mas quando os romanos deixaram a Bretanha no começo do século V, depois da conquista anglo-saxônica, a cidade se afundou temporariamente em insignificância. Sob o governo de Danes várias partes de Londres foram simplemente deixadas em ruínas.
Em 886, os saxônicos liderados pelo Rei Alfredo O Grande tomaram conta de grandes partes da cidade, que havia sido o assento real dos Reis de Essex desde o século VII. Em 1066, foram os normandos que conquistaram Londres depois de surgirem vitoriosos na Batalha de Hastings. William, o Conquistador foi o primeiro rei a ser coroado em Westminster Abbey e ele criou direitos especiais para a cidade.
Nos anos seguintes, Londres lutou para estabelecer sua independência política e econômica. Em 1192, os cidadãos de Londres elegeram seu primeiro Lord Governador e o Conselho de Londres foi criado em 1351. Até o fim do século XIV, o líder monarca só entrava na livre e independente cidade de Londres com permissão especial. O desenvolvimento da cidade