Motivação e Liderança
Orientação: Cecília Whitaker Bergamini
ALUNO: Renato Martinelli Carretero
Motivação e Liderança
A caracterização, identificação, e seleção do líder para o segmento de tecnologia.
Introdução:
Atualmente, a evolução da carreira dos profissionais da área de tecnologia, naturalmente, os levam a posições de liderança e ao centro de tomadas de decisões estratégicas das empresas, agregando responsabilidades na condução dos negócios e no gerenciamento ou liderança de equipes. Sendo assim, a sua eficácia está atrelada diretamente à obtenção de resultados corporativos.
Baseando-se em uma vivência de aproximadamente 7 anos em empresas globais do segmento de tecnologia, acompanhei a atuação de grandes líderes, e, da mesma maneira, também observei grandes equívocos resultando em insucessos de divisões corporativas, grupo de negócios ou simplesmente departamentos.
Observa-se que no processo de tomada de decisão para a caracterização, definição e seleção de futuros líderes, que, os superiores imediatos e a área de recursos humanos são os pontos chave no processo, que, geralmente é realizado da seguinte maneira:
Caracterização do perfil baseado nas atividades diárias, conhecimentos específicos e experiências pessoais e profissionais necessárias para o bom desenvolvimento da função.
Processo de seleção através de promoções internas, seguindo um conceito de premiação de acordo com a política de carreira da empresa. Ou ainda, casos de recrutamento e seleção de lideres através do mercado de trabalho, caso a empresa não tenha uma política parecida com a acima citada, baseando-se ainda no primeiro item mencionado acima.
Utilizando o Universo como um todo (casos de sucesso e insucesso) e observando os processos acima citados, podemos identificar que os critérios e fatores adotados na tomada de decisão para a escolha do líder estão baseados, primordialmente, no tempo em que o profissional se dedicou àquela corporação (tempo de casa), tempo