Cientísta Social
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Disciplina Teoria Antropológica I
Semestre: 2011/1
Professor: Bernardo Lewgoy
Aluno: Cássio de Albuquerque Maffioletti
Teórico do evolucionismo cultural, Leslie Alvin White (1900/ 1975) nasceu em Salida, no estado do Colorado (EUA). Como marinheiro do exército americano na primeira guerra mundial, White despertou seu interesse pelo comportamento humano, motivando-o a ingressar na Louisiana State University. Em 1923 obteve o diploma de bacharel em psicologia, fazendo seu mestrado Columbia University.
Sua formação, porém teve forte ênfase na antropologia por seu interesse pessoal, Influenciado pelas idéias de Marx e estudioso de Lewis Henry Morgan, contribuiu para a ampliação e problematização dos conceitos imbricados no evolucionismo cultural dentro da perspectiva neo-evolucionista. Entre elas, a idéia de “cultura” como um meio pelo qual o ser humano se adapta ao ambiente, numa relação energética de acumulação de saberes e domínios sobre a natureza e a eficiência como essa energia é gasta na sua adaptação ao meio.
Influenciado pela perspectiva marxista ao enfatizar o nível tecnológico como preponderante sobre os níveis sociológicos e ideológicos, White afirma que a tecnologia tem papel central na perspectiva histórica, pois é ela que demarca os sucessivos estágios da evolução humana. Sua teoria foi de encontro às idéias de Franz Boas, tornando-se um dos principais críticos do particularismo cultural. No conjunto de sua obra estão: The Science of Culture: A Study of Man & Civilization (1949), The Evolution of Culture (1959), The Concept of Culture (1973), e The Concept of Cultural Systems: A Key to Understanding Tribes & Nations (1976).
O estudioso Julian Haynes Steward (1902 / 1972) nasceu em Washington nos Estados Unidos, iniciando sua formação acadêmica nas áreas da Zoologia e Biologia durante sua formação na