ph da agua
Introdução 2
O que é PH? 3
Como determinar o PH? 3
Como medir o PH? 3
Escala de PH 5 PH do sangue
Bibliografia 7
Introdução
Este conceito foi introduzido em 1909 pelo químico dinamarquês Peter Lauritz Sorensen. O "p" deriva do alemão Potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o ião de hidrogênio (H+). Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii. O "p" equivale ao simétrico do logaritmo de base 10 da atividade dos iões a que se refere. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.).
As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas (ou básicas) entre 7 e 14.
O que é PH?
PH significa "potencial Hidrogeniônico", uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.
Para manter o equilíbrio do pH é importante evitar alimentos com pH baixo (refrigerante, café, etc.) e consumir alimentos alcalinos como vegetais, frutas com pouco açúcar, etc.
O pH no interior do estômago é aproximadamente 1,5 a 2, graças à presença do ácido clorídrico.
Como determinar o pH?
A determinação do pH é feita eletrometricamente com a utilização de um potenciômetro e eletrodos. O princípio da medição eletrométrica do pH é a determinação da atividade iônica do hidrogênio utilizando o eletrodo padrão de hidrogênio, que consiste de uma haste de platina sobre a qual o gás hidrogênio flui a uma pressão de 101 kPa. O eletrodo de hidrogênio, no entanto, não é bem adaptado para uso universal especialmente em trabalho de campo ou em soluções contendo espécies químicas contaminantes do eletrodo. Assim, um outro eletrodo, o de vidro, é comumente utilizado.
A medição do pH pode ser feita através de indicadores de pH ou electrometricamente, através de um potenciómetro e eléctrodos.
Usualmente, para se medir a força ácido-básica de uma solução, utiliza-se uma escala de pH,