Resenha - Desenvolvimento de Estrategias e Planos de Marketing
Desenvolvimento de Estratégias e Planos de Marketing
Neste capítulo o autor aborda sobre como o marketing afeta o valor para o cliente, como o planejamento estratégico é realizado e como se constitui um plano de marketing.
O autor explica que as estratégias são ingredientes chave do processo de administração de marketing, juntamente com os planos criativos e criteriosos que possam guiar as atividades de marketing. No entanto, para se desenvolver a estratégia de marketing certa ao longo do tempo, requer uma combinação de disciplina e flexibilidade, para que possa obter sucesso. A empresa deve se ater a uma estratégia, mas deve encontrar também novas maneiras de aprimorá-la constantemente.
Segundo o autor, fazer marketing significa atender e satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes; sendo esse o papel de qualquer negócio, fornecer valor ao cliente e em contra partida, obter lucro. E diante de tanta competitividade, uma empresa só consegue vencer, ajustando o processo de entrega de valor, proporcionando um valor superior para o cliente. O processo de entrega de valor, é representada por 3 etapas: selecionar o valor, fornecer o valor e comunicar o valor. Também existe uma orientação do marketing holístico, sobre o processo que integra as atividades de exploração de valor, criação de valor e entrega de valor com a finalidade de construir relacionamentos de longo prazo entre a empresa e o cliente. Com essa visão possível obter sucesso gerenciando uma cadeia de valor superior, que proporciona níveis altos de qualidade, atendimento e agilidade.
Ele explica que a somatória da segmentação, seleção do público alvo, e o posicionamento torna-se a essência do marketing estratégico.
O plano de marketing é uma ferramenta central para direcionar e coordenar os esforço de marketing. Funciona em 2 níveis: plano de marketing estratégico – estabelece ao público alvo a proposta de valor que será oferecida, com base em oportunidades de mercado e o plano de