ph da agua
Equilíbrio iônico e produto iônico da água
Equilíbrio iônica da água A água apresenta um caráter anfótero, ou seja, ela pode ser ácido (doador de prótons) e pode ser base (receptor de prótons). A transferência de prótons acontece o tempo todo na água, mesmo ela estando pura ou não. Chamamos esse processo de autoionização da água que foi criado por Friedrich Kohlrausch, ele observou que a água conduzia eletricidade, mesmo em pequena quantidade. O processo de autoionização da água se dá assim:
Produto iônico da água: Kw
Por meio das medidas de condutividade elétricas que são realizadas a 25° C, é possível determinar as concentrações de íons H+ e OH- são iguais a 1 x 10 -7 mol . L-1 na água pura, indicando que o equilíbrio encontra-se deslocado no sentido da substância molecular e justifica a baixa condutibilidade elétrica desse líquido. Aproximadamente duas moléculas de água se ionizam em cada 1 bilhão (109) dessas moléculas, a 25 °C. A constante desse equilíbrio é chamada de constante de dissociação da água ou constante de autopotólise, ou ainda pode ser chamada de produto da água, é representada por Kw, e pode ser calculado com a seguinte forma:
Kw = [H+] • [OH-]
Considerando uma temperatura de 25ºC, tem-se:
Kw = (1,0 x 10-7) x (1,0 x 10-7) = 10-14
O valor de Kw, assim como o de todas as constantes de equilíbrio variam de acordo a temperatura.
Meios neutro, ácido e básico
Meio neutro
O meio é chamado neutro, quando as concentrações dos íons H2O+e OH- são iguais, é isso o que acontece com a água pura.
Meio ácido
Quando adicionamos um ácido a um sistema neutro, acontece o aumento da concentração de íons H2O+ e o torna ácido. Segundo o Princípio de Le Châtelier, uma pequena parte desses íons adicionados