agua e ph
1 – É vantajoso, pois a água é o solvente biológico ideal. A capacidade de solvente inclui íons, como Na+, cl- e K+, açucares e aminoácidos, o fato de não conseguir dissolver lipídios e alguns aminoácidos permite a formação de estruturas supramoleculares ( Ex: membranas) e inúmeros processos químicos( dobramento proteico, por exemplo).Reagentes e produtos de reações metabólicas, nutrientes e até produtos de descarte dependem da água para o transporte intra e inter celulares.
2 - escala de pH é uma escala numérica apresentando valores que variam de 0 a 14 de acordo com a formula: pH= -log[H+]
Em uma solução aquosa neutra a 25°C, a concentração do íon hidrogênio, como também a [OH-], é 1,0 x 10-7 M ou pH=7.
Soluções com pH menor que 7 são acidas e ph> 7 são básicas.
A água possui caráter anfótero, comportando-se como bases, aceitando prótons, e como ácidos, doando prótons. Quando as moléculas de água se chocam, devido ao seu constante movimento, há uma transferência de próton (H+) de uma molécula para outra, gerando uma autoionização, representada a seguir:
H2O(l) ⟺ H+(aq) + OH−aq)
Para o sistema anterior, temos a seguinte expressão da constante de equilíbrio:
Ki = [H+][OH−][H2O]
Em 1 L de água, a massa é de aproximadamente 1 Kg, e a concentração é constante e igual a 55,5 mol/L. Visto que a concentração da água não sofre variação, obtemos então uma nova constante de ionização:
Kw = [H+][OH−]
Essa nova constante é representada por Kw e recebe o nome de produto iônico da água. Experimentalmente à temperatura ambiente, verifica-se que Kw = 10−14, alterando-se apenas com a mudança de temperatura. Logo:
10−14 = [H+][OH−]→[H+]=[OH−]=10−7mol/L
3 - O pH do sangue humano precisa estar em seu limite ideal de 7,4 para absorver os minerais necessários à saúde daquele indivíduo. Qualquer alimento sólido, ou líquido, que prejudique o equilíbrio do pH ideal estará comprometendo a saúde. Assim, o pH do sangue humano está inteiramente