Ácido e base
Neste relatório iremos mostrar alguns ácidos, bases, medir seus PHs e mostrar se as soluções mudam de cor ou não quando usamos um indicador de acído-base.
OBJETIVO
Mostrar as cores que ficam os ácidos e as bases quando colocamos um indicador de ácido-base e medir o PH de cada substância para nos certificarmos de que realmente é um ácido ou um básico.
MATERIAIS E MÉTODOS
· Fenolfitaleína (Indicador de ácido-base)
· PH-metro (Medidor de PH)
· Béqueres
· HCl 0,1M
· HCl 0,001M
· Água destilada
· NH3
· NaOH 0,1M
· Tubos de ensaio
HCl (0,1M): Ao colocar algumas gotas de Fenolftaleína percebemos que a cor não muda, mantendo-se incolor, isto indica que trata-se de uma substâcia ÁCIDA. Medimos o PH da substância com o PH-metro e vimos que o resultado foi de 2,5.
HCl (0,001M): Ao colocar algumas gotas de Fenolftaleína percebemos que a cor não muda, mantendo-se incolor, isto indica que trata-se de uma substância ÁCIDA. Medimos o PH da substâcia com o PH-metro e vimos que o resultado foi de 2,6.
Água destilada: Ao colocar algumas gotas de Fenolftaleína percebemos que a cor não muda, mantendo-se incolor, mas quando medimos seu PH, o resultado é de 9,2, por isso é considerada uma substância NEUTRA.
Água + NH3: Ao colocar algumas gotas de Fenolftaleína percebemos que a cor muda, ficando rosa, isto indica que trata-se de uma substância BASE. Medimos o PH da substâcia com o PH-metro e vimos que o resultado foi 12,1.
NaOH (0,1M): Ao colocar algumas gotas de Fenolftaleína percebemos que a cor muda, ficando rosa, isto indica que trata-se de uma substância BASE. Medimos o PH da substâcia com o PH-metro e vimos que o resultado foi 13,3.
HCl + NaOH(0,1M): Quando misturamos as duas substâcias (uma ácido e uma base) e colocamos algumas gotas de Fenolftaleína, a substância manteve-se rosa, com isto, percebemos que trata-se de uma base. Mesmo misturando um ácido e uma base, verificamos anteriormente que a base NaOH é mais forte que o ácido