Quimica
1. Objetivo
Conhecer diferentes tipos de indicadores e aprender a usá-los.
2. Introdução
O pH é uma medida que indica se uma solução conhecida é ácida (pH<7), neutra (pH=7), ou básica/alcalina (pH>7). Uma solução neutra tem o valor de pH=7 a 25ºC, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura. O pH é o símbolo para grandeza físico-quimica “potencial hidrogênionico’’ essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida. O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen (1868-1939), com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O “p’’ vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o “H’’ é para o íon de hidrogênio (H+).
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica. Existem vários tipos de indicadores.
Papel tornassol: Esse método é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul.
Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor.
Indicadores ácido-base: podem ser naturais, um bom exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado de maneira bem