Marketing global
A GLOBALIZAÇÃO E O MARKETING GLOBAL
Os mercados se tornam cada vez mais globais. Ao ignorar este fato e permanecer no mercado doméstico, aumentam-se os riscos de ser desbancado pelos concorrentes globais. A globalização é um processo que limita ou até extingue limites geográficos, sociais, culturais, políticos e econômicos.
Os mercados estão se tornando verdadeiramente globais. Se você ficar limitado a seu mercado doméstico, provavelmente será atropelado por concorrentes espalhados pelo mundo. Como um executivo internacional afirmou: ‘se você não agir agora, alguém o fará a suas custas... e rapidamente.’” (KOTABE, 2000, p. 21).
Até os anos 80, pouco se falava em globalização, mas nesses últimos anos houve um aumento na concorrência, acarretando numa pressão competitiva, e além disso, muitos eventos políticos e econômicos têm afetado a natureza da competição global.
Outro elemento que muito favoreceu a globalização, foi a tecnologia. A tecnologia possibilitou meios de disseminação de elementos como a comunicação mundial, os transportes e a produção em escala, tornando possível a redução de distâncias entre as nações.
Isso resulta na impossibilidade dos executivos das empresas que vendem apenas em seus próprios países, limitarem-se a seus mercados internos e à concorrência doméstica. Não olhar além das fronteiras nacionais, significa perder oportunidades de marketing para seus concorrentes mais bem preparados.
Conforme Kotler e Armstrong (2000, p. 7-8): “Marketing significa administrar mercados para chegar a trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem”.
Já o Marketing global é o processo de focalizar recursos e objetivos de uma empresa em oportunidades globais de marketing. As empresas devem praticar o marketing global por dois motivos: aproveitar as oportunidades de crescimento e expansão e sobreviver. Ainda se refere às atividades de marketing pelas empresas que buscam a redução de custos, a busca de