Marketing Global
1 Conceito de Marketing:
Atualmente, as empresas tratam o mundo como sendo um único mercado e identificam segmentos de consumidores à escala global, o que lhes permite vender o mesmo produto, da mesma forma, em todos os mercados em que a empresa esteja presente, pois existe homogeneidade das necessidades dos consumidores, o que permite obter benefícios de economias de escala (custos mais diluídos, pois produz para vários países). Os fatores políticos e legais, a concorrência e a tecnologia são vistos como fatores standard, o que torna possível praticar a mesma política de marketing, em termos gerais, à escala global.
2 Empresa: Kibon
3 Onde atua:
KIBON é iniciada em 1941, quando a ameaça de guerra entre China e Japão afugentou a empresa U.S. Harkson de Xangai para o Rio de Janeiro só e faz bem, há mais de 70 anos. Hoje tem empresa também em São Paulo.
Você sabia?
● Apesar da KIBON estar presente somente no Brasil e na Argentina, a Unilever, proprietária da marca, comercializa os produtos da “Marca do Coração” (Heartbrand) em mais de 40 países. A Marca do Coração opera sob nomes diferentes em mercados diversos (Wall’s no Reino Unido e na maior parte da Ásia; Algida na Itália e Turquia; Langnese na Alemanha; e Ola na Holanda e Portugal).
Atualmente a KIBON possui unidades fabris no interior de São Paulo (Valinhos) e Recife, vendendo seus produtos em todos os estados brasileiros. Os maiores mercados da marca são Rio de Janeiro, São Paulo e Nordeste. A empresa possui 60% de participação de mercado no segmento impulso (picolés) e 51% em Take Home (para levar para a casa, como por exemplo, potes). No geral, a preferência dos consumidores pelos produtos KIBON reflete a liderança significativa da marca, que tem aproximadamente 47.4% de participação no mercado de sorvetes (AC Nielsen). Os sorvetes KIBON também são vendidos na Argentina.
O uso de um símbolo comum (o coração) representando o seu logotipo foi uma forma escolhida para criar uma