Marketing Global
Dado o exemplo dos confeitos americanos, os autores mostram que muitos produtos podem ter sucesso fora do seu ambiente cultural de origem. Claro que há a necessidade de planejar e adaptar o produto para serem consumidos por culturas e sociedades diferentes. E para ajudar os profissionais da área, existem métodos analíticos, como por exemplo: a hierarquia de Maslow, o critério de auto-referência, a tipologia cultural de Hofstede e a teoria da difusão.
- Aspectos Básicos de Sociedade e Cultura:
Cultura é a programação coletiva da mentalidade que distingue os membros de uma classe de pessoas dos de outra, ou seja, a cultura determina o modo de vida, compreende valores, ideias, atitudes de uma sociedade.
Por exemplo, o gosto por comida e bebida constituem aprendidas cedo, e são muito variáveis de uma cultura para outra e de alto impacto sobre o comportamento do consumidor.
Porém, vale lembrar que os níveis de renda também influenciam o comportamento do consumidor.
- A Busca por Atitudes Culturais Universais:
Trata-se de uma modalidade de comportamento existente em todas as culturas. Os aspectos universais do ambiente cultural representam oportunidades para a padronização de alguns ou de todos os elementos de uma programa de marketing. Exemplos: modalidades esportivas, adornos corporais, cozinha, namoro, dança, arte decorativa, educação, ética, etiqueta, festas familiares, luto, medicina, música, rituais religiosos, diferenciação de status e comércio. O profissional de marketing perspicaz muitas vezes descobre que grande parte da aparente diversidade cultural no mundo nada mais é do que diferentes formas de chegar à mesma coisa.
- O Ponto de Vista dos Antropólogos:
Para ter sucesso, os profissionais de marketing devem entender a experiência humana do ponto de vista local, para compreenderem a dinâmica dos mercados fora de seu país de origem. Precisam ter objetividade para reconhecer a diversidade e procurara entender suas