Gestão de Pessoas
Para compor um Plano de Cargos, Remuneração, Desempenho e Carreira, é importante que a empresa saiba mais sobre a sua estrutura organizacional – Organograma - e tenha uma descrição e análise dos cargos consistente, hierarquização do posicionamento dos cargos para se ter uma estrutura salarial equitativa interna e externa.
O primeiro passo é a análise ou a elaboração do organograma definindo as linhas de autoridade, comunicação e órgãos constituintes. Em seguida elaborar uma lista de todos os cargos, preferencialmente por departamento, divisão, seções e unidades físicas de trabalho em ordem decrescente ou crescente de nível, com seu código de classificação. Esse código de classificação deve englobar a área de atuação, o código do cargo na empresa e o código mais pertinente com o Código Brasileiro de Ocupação (CBO), que é exigida pelo Ministério do Trabalho.
A CBO ajuda a não expor a empresa a riscos e facilita a atuação do departamento pessoal, já que esse mesmo código deverá constar na documentação do colaborador admitido pela empresa.
Para determinar o valor de cada cargo, é preciso avalia-los, baseados em fatores previamente selecionados e posicioná-los hierarquicamente na estrutura de cargos e salários.
Criar um plano de cargos, remuneração, desempenho e carreira contribui para a elaboração dos planos de carreira ou de sucessões, para movimentação horizontal e vertical dos colaboradores, treinamento e desenvolvimentos dos mesmos.
Já para os colaboradores, trabalhar em uma