Recursos energeticos
Introdução
3
Os recursos energéticos existentes em Portugal: o seu consumo; 4
A importação dos recursos energéticos 5
Os combustíveis fosseis 6
Recursos renováveis e não renováveis 7
A Importância da exploração de recursos energéticos em Portugal 8
Conceitos-chave , 9 Conclusão 10
Bibliografia
11
Introdução
Os recursos energéticos são fontes que podem ser exploradas com o fim de se produzir energia.
Em Portugal, existem vários tipos de recursos energéticos, alguns que deixaram de ser explorados, outros cuja produção baixou nos últimos anos, e outros que se desconhece as suas reservas. Mas mesmo tendo sido deixado de se explorar, eles continuam a existir, e são importantes não só para o país mas também para a sua economia.
Existem dois tipos de recursos energéticos:
Recursos energéticos renováveis
Recursos energéticos não renováveis
Também são conhecidos outros tipos de energias/combustíveis – a energia geotérmica e os combustíveis fosseis - dos quais falarei mais a frente.
Os recursos energéticos existentes em Portugal: o seu consumo;
No nosso subsolo, são escassos os recursos energéticos e os que existem ou deixaram de ser explorados por causa de esgotamento de reservas ou porque deixaram de ser rentáveis como o carvão, ou a sua produção diminuiu como acontece com o urânio, ou então desconhecem reservas no subsolo português, como é o caso do petróleo ou do gás natural (que a partir de 1997 começou a ser considerado um combustível fóssil). O petróleo e o gás natural são as fontes de energia mais utilizadas no nosso território.
Os principais sectores de actividade que consomem destes recursos energéticos em Portugal são: as industrias (carvão), os transportes (petróleo), os serviços (urânio) e uso doméstico (gás natural)