Recursos Energeticos
Introdução ao tema………………………………….……………………………………………………………...2
História dos Recursos Energéticos…………….………………………………….………………………….4
Combustíveis fósseis……………………………………………………………………………………………….5
Energias renováveis………………………………………………………………………………………….…….6
Energia Nuclear………………………………………………………………………………………………………7
Estado atual – Perspetivas para o futuro – Conclusão……………………………………………….8
Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………….9
Introdução
Os seres humanos, tal como qualquer outra espécie têm certas necessidades básicas para sobreviver. Para garantir a sua sobrevivência retiram do meio os materiais e energia, modificam até, por vezes, o meio. Tudo o que é retirado do meio natural é chamado de matéria prima. Todo o conjunto de matérias primas, incluindo as suas fontes e energia, é chamado de recursos naturais. Por último, todo o tipo de materiais, ou formas de energia associadas, que integram a geosfera, de natureza gasosa (gás natural), líquida (petróleo) ou sólida (carvão), com importância para a actividade humana é chamado de recursos geológicos.
Todos os recursos com localização bem definida, passíveis de exploração numa perspectiva economicamente viável e em relação aos quais estão estipulados valores de abundância relativa designam-se reservas. A dimensão das reservas em determinados locais nem sempre justifica a sua exploração, pelo que se devem considerar as reservas como recursos potencialmente utilizáveis se as circunstâncias de mercado o justificarem.
A exploração crescente dos recursos, resultante do crescimento demográfico e da industrialização, bem como de técnicas de exploração cada vez mais eficientes, poderá conduzir a um rápido esgotamento das reservas disponíveis de muitos recursos geológicos e energéticos. São designados como recursos não renováveis, se a sua capacidade de reposição na natureza for mais lenta que a extração. Por outro lado denomina-se recursos renováveis se apresentarem uma capacidade de reposição superior à exigida ao